O velório de Antônio Aquino Lopes, o Toniquim, presidente da Federação de Futebol do Acre por mais de quatro décadas, está sendo marcado nesta quarta-feira, 16, por uma onda de homenagens de instituições esportivas, políticas e empresariais, além de familiares e amigos.
Ao todo, 26 coroas de flores foram enviadas em sinal de respeito e reconhecimento pelo legado deixado por Toniquim ao futebol acreano e nacional. Entre os homenageantes estão a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a CBF Academy e o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), além de diversas federações estaduais, como a Federação Maranhense de Futebol, Federação de Futebol do Piauí, Federação Catarinense de Futebol, Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Federação Paranaense de Futebol, Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Federação de Futebol do Estado do Tocantins e a Federação Paraibana de Futebol.

No estado, diversas entidades se somaram às homenagens, como a Associação de Árbitros de Futebol do Acre, Associação Atlética Jumbo, Assembleia Legislativa do Acre, Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Secretaria Estadual de Esporte, Tribunal de Contas do Estado, Bancrevea Clube, Náuas Esporte Clube, além de empresas como o Grupo Águia, Agroboi, Supermercados Araújo e Arasuper.
A homenagem também foi feita por Gladson Cameli, governador do Acre, pelo Partido Progressista (PP), pela família Abrahão, pelo amigo pessoal de Toniquim conhecido como Macapá, e por seus familiares mais próximos, esposa, filhas, netas e genro. O velório acontece desde o meio-dia no estádio Florestão. O sepultamento ocorre às 10h desta quinta-feira, 17, no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco (AC).