Cruzeiro do Sul, Acre 18 de abril de 2025 23:34

Putin convoca 160 mil homens para o Exército, em momento crítico da guerra

Uma das maiores rodadas de recrutamento militar da Rússia em anos está em andamento, enquanto o presidente Vladimir Putin avança com uma expansão das forças militares do país em um momento crucial na guerra na Ucrânia.

Putin assinou um decreto autorizando a fase mais recente do esforço de recrutamento semestral do país, com a nova janela começando nesta semana e funcionando até 15 de julho.

Cerca de 160 mil homens entre 18 e 30 anos vão se juntar às forças armadas da Rússia – um aumento de 10.000 na campanha da primavera do ano passado, e um aumento de mais de 15.000 em comparação com três anos atrás, segundo a TASS.

O impulso de recrutamento não é novo, e a TASS informou que o aumento é causado pelos esforços de Putin para aumentar o tamanho do exército da Rússia como um todo; o país tinha 1 milhão de militares há três anos, mas agora tem cerca de 1,5 milhão.

Mas o novo impulso também vem em uma encruzilhada vital na guerra da Rússia na Ucrânia. Moscou tem contado com a assistência de soldados norte-coreanos para repelir os avanços de Kiev na região de Kursk da Rússia, e tem avançado constantemente no terreno na Ucrânia oriental, enquanto os EUA tentam negociar negociações que colocariam fim ao conflito.