A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) realizou mais uma fase da Operação Mute, que ocorreu em todo o território nacional, que tem como principal objetivo desarticular a comunicação ilegal de organizações criminosas dentro dos presídios.
A sétima fase da operação realizou diversas apreensões, incluindo 65 celulares, 45 carregadores, 39 pacotes de tabaco, 1,45kg de maconha, 10g de cocaína e três objetos cortantes, apenas no Acre.
As ações ocorreram em três unidades no estado, sendo elas a Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório, localizado na capital do estado, a Divisão de Estabelecimento Penal, no município de Sena Madureira e o Núcleo de Custódia Especial.
A ação contou com apoio da Polícia Penal local e Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Militar. A polícia Civil irá realizar as investigações necessárias referentes ao material ilegal apreendido durante a ação.
O delegado geral do estado do Acre, Henrique Maciel, falou sobre a ação realizada nos presídios. “O conteúdo, que deve ser identificado após avaliação desses celulares, pode acarretar em outras investigações”, disse o g1.