Cruzeiro do Sul registrou um aumento de 60% nos casos de dengue no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo Leonísio Messias, coordenador da vigilância entomológica, o município contabilizou 677 casos da doença de janeiro a março deste ano. Foram 253 pessoas que adoeceram a mais que em 2021.
No ano passado, a cidade registrou durante o mesmo período pouco mais de 400 casos. Bairros Aeroporto Velho, Cohab, Formoso e João Alves são os com maior incidência.
O coordenador diz que a mobilização dos moradores é fundamental para evitar que a doença se espalhe, já que a maior parte dos mosquitos nascem nos quintais e dentro das casas. A principal medida para conter o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, é eliminar qualquer local onde haja água parada.
“No nosso levantamento identificamos que a maioria dos criadouros em potencial são as caixas d’água e os tanques que ficam ali próximos as residências. Aquela caixa d’água, o tambor que a gente tem no lado de casa que está em muitas das vezes em um local inadequado, na sombra e sem tampa são os pontos com o maior número de larvas. Precisamos nos manter atentos e cuidar em eliminar esses criadouros em potencial”, alertou Leonísio.
Segundo Leonísio Messias, agentes de endemias estão fazendo buscas ativas e eliminação de criadouros. A coordenação trabalha também fazendo o bloqueio dos casos diagnosticados aumento o perímetro de borrifação. “Estamos agora com a política de fechar o bairro por completo. Se em um determinado bairro está sendo diagnosticado muitos casos, agora, nós vamos lá e fazemos o trabalho de bloqueio no bairro todo, não só em um ou dois quarteirões”, finalizou.
Dicas de como combater a dengue
Dentro de casa
– Tampe os tonéis e caixas d’água
– Mantenha as calhas sempre limpas
– Deixe garrafas e outros objetos que acumulam água sempre virados com a boca para baixo
– Mantenha lixeiras bem tampadas
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Cuidando da área externa
– Limpe ralos e canaletas externas
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem
Principais sintomas
– Febre alta, maior que 38°C
– Dor no corpo e articulações
– Dor atrás dos olhos
– Mal-estar
– Falta de apetite
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo