Em Cruzeiro do Sul, as alunas do Instituto Federal do Acre (IFAC) estão participando de um concurso que destacará o melhor projeto da região em empreendedorismo e sustentabilidade. O programa foi criado pela Embaixada Americana juntamente com o Instituto Glória, e visa contemplar a melhor proposta.
A aluna Luana Guedes explicou que o projeto selecionou estudos federais em todo o Brasil, sendo o grupo de colegas selecionado.
“O nosso projeto visa a valorização do extrativista e dos produtos da região norte. A gente está trabalhando projetos que valorizem o açaí, o buriti, o patoá, trazendo reconhecimento para eles”, disse a aluna.
Guedes comenta também que uma plataforma com cursos está sendo criada, visando capacitar pequenas comunidades em gestão de negócios e empreendedorismo.
“Com essas capacitações, parte do nosso projeto visa a criação de doces, geleias e compotas, justamente com esses frutos vindos das pequenas comunidades extrativistas da região norte”, explicou.
Para que o projeto se destaque e ganhe maior alcance, existe uma votação online que pode ser feita através do preenchimento de um formulário.
“Então você pode entrar em nossas redes sociais ‘Dossiê Amazônia BR’, lá vai estar o link do nosso formulário que você pode acessar e responder as perguntas. Isso vai nos ajudar a entender melhor o seu ponto de vista sobre o extrativismo e também ajudar a gente a colocar outras soluções e novos pontos de vistas”, explicou a aluna Raiane Araújo.
Rodrigo, Diretor de Ensino do Instituto Federal do Acre destacou a proposta da instituição na região do Juruá.
“O Instituto Federal do Acre tem como foco o desenvolvimento tanto da juventude, como também das cadeias produtivas locais. Então, esse projeto vem ao encontro da proposta institucional. Ele vem sendo desenvolvido por duas professoras aqui da instituição”, disse o diretor.