A CBF realizou na noite desta quinta-feira uma cerimônia de homenagem aos jogadores campeões da Copa do Mundo de 2002. O evento de gala para celebrar os 20 anos do Penta ocorreu em um hotel em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O técnico Luiz Felipe Scolari não compareceu à festa, assim como os ex-jogadores Kaká, Rogério Ceni, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Roque Junior e Emerson (este último fazia parte do grupo, mas foi cortado por lesão pouco antes da Copa).
Foto pesada, heim? Cinco estrelas! ⭐🏆🇧🇷 pic.twitter.com/nwgrSB2ypV
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 30, 2022
O pentacampeonato mundial do Brasil foi conquistado exatamente no dia 30 de junho de 2002, com a vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha na final da Copa, em Yokohama, no Japão.
— Muito feliz com essa lembrança, são 20 anos de uma conquista muito importante para nós. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e pelo reencontro com os amigos. Conquistar um título tão importante e ainda agregar amizade — comentou o ex-goleiro Marcos.
A seleção brasileira ganhou o Mundial de forma invicta: sete vitórias. Na primeira fase, bateu Turquia, Costa Rica e China. Nas oitavas de final, passou pela Bélgica. Nas quartas, superou a Inglaterra. O Brasil venceu a Turquia de novo na semifinal, e terminou a campanha com o triunfo já mencionado sobre a seleção alemã.
— Foi uma conquista histórica para todos nós. Mas o mais bacana é reencontrar os amigos da família Scolari, colocar a resenha em dia. Para mim a história foi mais longa do que a Copa, a minha batalha pessoal se envolveu no meio, colocou obstáculos pela frente. Celebrar a Copa do Mundo para mim é muito especial, de passar por uma trajetória muito difícil — comentou Ronaldo Fenômeno.
Depois do título em 2002, a Seleção caiu nas quartas de final da Copa do Mundo nas edições de 2006 e 2010, foi semifinalista em 2014, e foi eliminado novamente nas quartas no último torneio, em 2018.
O Brasil se classificou para a próxima Copa, a ser disputada neste ano no Catar, de forma invicta nas eliminatórias. A equipe está no Grupo G, junto de Camarões, Sérvia e Suíça. A estreia em 2022 está marcada para o dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília), contra os sérvios.
— Há seis meses eu te diria que iríamos sofrer. Mas estamos bem preparados dessa vez. Surgiram muitos jogadores de irreverência, de talento, de jogadas individuais. O Raphinha, sou muito fã, me identifico. Podemos falar de divisão de responsabilidade do Neymar. Acho que temos um coletivo bacana. Podemos estar bem satisfeitos e esperançosos — comentou Denilson.